Água e Saneamento
Água e Saneamento

O sistema de abastecimento público de Franca tem como principais mananciais o Rio Canoas e o Rio Pouso Alegre que pertencem à Bacia Hidrográfica Sapucaí/Grande. Atinge o total de 306.194 habitantes da cidade.

A Sabesp assumiu os serviços de água e esgotos no município de Franca em março de 1977. O município é abastecido pela Estação de Tratamento de Água Norte com capacidade de 1030 litros por segundo.

O esgoto é processado em nove sistemas - Franca, Luiza, Paulistano I, Paulistano II, City Petrópolis, Aeroporto, Palestina, São Francisco e Morada do Verde - com capacidade total de 547 litros por segundo.

O sistema de esgotamento sanitário permite preservar o meio ambiente como os Córregos dos Bagres, Capão do Embira, Palestina, Pouso Alto, Olhos D´Água e os Ribeirões dos Macacos e das Macaúbas.

O índice de Coleta de Esgoto atualmente é de 94% em Franca.
A qualidade da água do manancial é regulamentada com base na Resolução Comana nº 357/2005 do Ministério do Meio Ambiente, sendo o órgão ambiental do Estado responsável por este monitoramento.


A Sabesp tem consciência de que a água, cada vez mais, é um bem raro e finito. Por isso, contribui para proteger e reabilitar os mananciais.
Mesmo sem responsabilidade direta sobre os mecanismos que regem a qualidade das águas brutas utilizadas para o abastecimento, a empresa tem uma postura ativa para induzir e dinamizar o setor no sentido de seus interesses. São desenvolvidos diversos projetos de conscientização, com elaboração de cartilhas e ações em escolas e junto à população.


A Sabesp também investe na Capacitação em Planejamento, Gestão e Operação de Mananciais, além de inovação tecnológica para emprego nas ações. O objetivo é criar condições de sustentabilidade econômica e ecológica nos seus projetos, atuando com responsabilidade na coleta e na devolução da água ao meio ambiente.



Qualidade da água Sabesp


Para garantir a qualidade do seu produto e a saúde da população, a Sabesp possui 15 centrais de controle sanitário distribuídas pela Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral. No total, são feitas 147 mil análises por mês.

Com a constante preocupação em melhorar ainda mais o seu serviço, a Sabesp implantou sistemas de qualidade no monitoramento. Os laboratórios foram automatizados, o que gerou mais agilidade e eficiência nos resultados. Os laboratórios receberam o certificado ISO 9001/2000.


Com isso, a Sabesp passou a integrar o grupo de empresas que apresentam 100% de qualidade nos processos de análise sanitária, nos resultados no compromisso com a população que atende, equiparando-se aos parâmetros de empresas canadenses e européias.


A água é um bem natural, que pertence a todos. A Organização Mundial da Saúde estima que 80% das doenças dos países em desenvolvimento são causadas pela água sem tratamento adequado. Segundo a OMS, a cada dólar aplicado em saneamento, deixa-se de gastar 5 dólares em tratamentos médicos. O serviço que a Sabesp presta é cuidar da saúde da população, levando a água tratada e coletando o esgoto, evitando a contaminação dos mananciais e a proliferação de doenças.



Estação de Tratamento de Esgoto de Franca


Desde a década de 30 a cidade de Franca preocupava-se com o destino dos dejetos da cidade. A fim de se evitar a contaminação dos córregos foi construído uma das primeiras estações de esgoto do Estado que hoje se encontra em ruínas (na Avenida Alonso Y Alonso). Porém em 2 de março de 1998 foi inaugurada uma das estações mais modernas, eficazes, eficientes e conceituadas da América Latina, à qual ocupa uma área de 20 alqueires,  possui uma mata no seu centro de preservação natural com espécies da região e toda gramada e planejada. Essa estação de esgoto é dirigida pela SABESP, situa-se à margem da rodovia Cândido Portinari
          
Com a referida estação de tratamento os córregos e rios deixam de ser poluídos em quase 90% de depuração, preservando-se assim o meio ambiente.