Vacinação contra Sarampo Paralisia segue nas UBS

26 - 10 - 2020- Franca

Franca Franca

A Prefeitura divulgou neste meio de semana uma parcial dos números da cobertura vacinal envolvendo as duas campanhas em andamento, contra o Sarampo e a Paralisia Infantil. Embora estejam sendo mantidas equipes diariamente nas Unidades Básicas de Saúde o movimento está bem abaixo do esperado, sem formação de filas e tudo transcorrendo de maneira tranquila.

A campanha continua pelo menos até o dia 29 próximo, já que na sexta-feira, dia 30, em razão da troca das comemorações do Dia do Servidor (cai no meio da semana), o ponto será facultativo nas repartições municipais. Contra a paralisia os número indicam que até quarta-feira, dia 22, pouco mais de 5 mil doses de gotinhas haviam sido aplicadas de um total de mais de 4,5 mil comparecimentos. Aquelas pessoas que estavam com sua carteira em dia foram dispensadas.

Sarampo

Contra o Sarampo os números mostram uma cobertura nas pessoas na faixa de 6 meses a 29 anos, onde de 201 comparecimentos apenas 28 doses precisaram ser aplicadas. Na faixa de 30 a 49 anos foram aplicadas 205 doses, isso limitado a mobilização do dia ‘D’, ocorrido sábado último.

Mas na totalidade, levando em consideração os atendimentos na rede UBS, de 6 meses a 29 anos estiveram presentes 5.592 e dessas 2.377 doses foram aplicadas. Na faixa de 30 a 49 anos, o número de doses aplicadas chegou a 3.456.. Mesmo com esses dados a Secretaria de Saúde orienta as pessoas a comparecerem na unidade mais próxima de casa, lembrando que vacina é prevenção, especialmente para as crianças e adolescentes que não estão com a caderneta em dia.

As duas campanhas estão sendo feitas com respeito aos protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias, com obrigatoriedade do uso de máscara, fornecimento de álcool e gel e todo o cuidado para que não haja aglomerações.


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On