Em um país onde cerca de 30% da população têm mais de 50 anos, o desafio da recolocação no mercado de trabalho é uma realidade para muitos.
Para mudar esse cenário, o curso de Informática 50+ oferecido pelos programas ‘Emprega Franca’ e ‘Caminho para o Emprego’ tem sido uma porta de entrada para novas oportunidades.
Histórias que inspiram: de aluno a empregado
Ivan Francisco, de 61 anos, é um exemplo. Após se inscrever no curso oferecido na sala anexa à Rodoviária, ele foi contratado pelo Sesc.
“Trabalhei a vida inteira no setor calçadista e tinha pouco conhecimento de informática. Esse curso foi fundamental para que eu conseguisse me recolocar no mercado, mesmo depois dos 60 anos. Estou muito feliz com essa conquista”, celebra.
Desde o início do ano, quatro turmas já se formaram, capacitando cerca de 30 pessoas, das quais 7 garantiram empregos com o diferencial no currículo.
Novidades para 2024: mais turmas e polos de ensino
De acordo com Karla de Paula, diretora de Empreendedorismo, Emprego e Renda, há planos para ampliar as turmas no próximo ano.
“Quem concluir o curso de informática básica terá prioridade nos próximos módulos, garantindo uma continuidade no aprendizado. Além disso, estamos planejando novos polos, como na Fatec”, explica.