Projeto de incentivo à cultura leva acolhidos de entidades assistenciais de Ribeirão ao circo

27 - 01 - 2020- Ribeirão Preto

Ribeirão Preto Ribeirão Preto

Ir ao circo ou mesmo acompanhar eventos culturais não era uma realidade há muito tempo para acolhidos de quatro comunidades terapêuticas de Ribeirão Preto. Graças a um projeto de incentivo à cultura, pessoas em situação de vulnerabilidade social, como ex-moradores de rua e ex-dependentes químicos e alcóolicos, passaram a ter acesso às atrações do Circo Tihany Spectacular, que está em temporada no município até o dia 9 de fevereiro. O programa, criado pelo próprio Tihany, dedica sessões às sextas-feiras, no período da tarde, para organizações assistenciais e pessoas de baixa renda.

A partir da descoberta do programa, a ONG Projeto Mudando Vidas e o Rotary Club de Ribeirão Preto-Oeste passaram a atuar juntos e distribuir os convites solidários a mais entidades filantrópicas. Uma rede de solidariedade que gerou um projeto de reinserção social, com previsão de distribuição de mais de 3,5 mil convites individuais a instituições de Ribeirão Preto e cidades da região, como Serrana, Cravinhos, Sertãozinho e Jaboticabal, totalizando 71 instituições beneficiadas.

Ao todo, 150 integrantes das comunidades terapêuticas Caminho da Paz, Solar Fides, Fundação Penteado, e Projeto Mudando Vidas, entre acolhidos, familiares e equipe multidisciplinar, tiveram a oportunidade de assistir aos espetáculos do Circo Tihany Spectacular, na sexta-feira, 17. Participaram também da experiência os voluntários do grupo “Os Piolhos”, que ajudaram na recepção das entidades na chegada ao circo, atualmente localizado na Zona Leste de Ribeirão Preto. As visitas ao Tihany seguem nas próximas sextas-feiras, com a participação de acolhidos de comunidades terapêuticas de Ribeirão Preto e de outras organizações, voltadas ao atendimento de crianças, idosos e mulheres.

Iniciativa importante

Segundo Ricardo Tostes, fundador do Projeto Mudando Vidas, a iniciativa local de reinserção social, apesar da curta duração, tem por objetivo restaurar a conexão dos acolhidos em comunidades terapêuticas de Ribeirão Preto com o cenário cultural da cidade, mantendo-os fora de vícios como drogas e álcool. “A ideia principal é mostrar cultura e lazer [a eles], um mundo sem drogas, com a reconstrução dos laços familiares”, diz Ricardo, que convidou outras entidades do município a participarem da ação e ficou a cargo dos transportes dos integrantes do projeto.

Os ingressos para o circo foram obtidos pelo diretor comercial Mauro Porto Filho, integrante do Rotary Club de Ribeirão Preto-Oeste, em parceria com o Circo Tihany Spectacular. Mauro conta que, para integrantes de uma das comunidades terapêuticas, foi a primeira vez no circo, algo que o deixou emocionado. Fiquei muito feliz de, junto com o Ricardo, proporcionar a ida ao circo para diversas pessoas. Não imaginávamos que poderia ter esse vulto”, diz. “São de suma importância estes projetos de incentivo à cultura, pois possibilitam ou mesmo dão acesso à cultura a pessoas carentes e instituições sociais”, pontua Mauro.

Paola Roveri, coordenadora da equipe de produção do Circo Tihany, destaca que a ação ocorre desde outubro de 2010, e que muitas instituições já foram beneficiadas com a iniciativa. Paola expõe que o circo atinge uma média de 1,5 mil pessoas semanalmente com o projeto, e reafirma a importância do projeto para Ribeirão Preto e outras cidades do país. “Esse projeto é voltado às pessoas de baixa renda, que não têm acessibilidade nenhuma a um tipo de evento como este [circo]. Tentamos atingir as pessoas que realmente precisam e que não têm acesso. São pessoas que um sorriso já é muito para eles. É um projeto saudável e encantador”, afirma.

Serviço

Sessões Solidárias para Instituições no Circo Tihany Spectacular

Quando: todas as sextas-feiras, às 16h

Onde: Avenida Presidente Castelo Branco, 50, Jardim Presidente Médici (ao lado do estádio do Comercial)

Quanto: gratuito. Entidades filantrópicas e assistenciais interessadas em assistir às sessões, e empresários interessados em ajudar com transporte e alimentação dos participantes, devem entrar em contato pelo e-mail paola.tihany@gmail.com.


Fonte - Revide
Fonte de imagem - Revide