Programa de inovação do Sebrae-SP tem 90 vagas para produtores rurais na região de Franca

17 - 07 - 2025- Franca

Franca Franca

Agente Local de Inovação (ALI) acompanha gratuitamente a evolução da propriedade durante 12 meses

Um ano de acompanhamento, do diagnóstico, passando pela aplicação das soluções e mensuração de resultados. Essa é a proposta do ALI Rural, programa do Sebrae-SP que tem um Agente Local de Inovação (ALI) atuando ao lado do produtor rural e está com 2.385 vagas abertas para o Estado de São Paulo. Na região de Franca são 90 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto no site https://contato.sebraesp.com.br/alirural.

O programa tem como objetivo auxiliar o produtor rural a reduzir custos, implantar inovações e aumentar o faturamento e a produtividade. Tudo isso com a ajuda do ALI, um pesquisador bolsista capacitado pelo Sebrae-SP que atuará como um facilitador da gestão de inovação, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada propriedade rural.

O atendimento do agente de inovação envolve a realização de um diagnóstico para a avaliar o que é preciso melhorar e a produção de um plano de ação. O agente poderá propor ferramentas para melhoria de processos produtivos e controles gerenciais, para acessar novos mercados, reduzir custos, fazer ações de marketing, vendas e sustentabilidade. Estão previstos encontros coletivos e consultorias individuais.

Em dois anos e meio de atuação, o Programa ALI Rural atendeu cerca de 7 mil produtores em 603 municípios do Estado. Entre os destaques estão o aumento médio de 23,9% no faturamento dos negócios e um índice de inovação e modernização de 66%.

De acordo com Paloma Mencarini, analista de agro do Sebrae-SP na região de Franca, o programa é importante porque o agente incentiva e promove a inovação e o desenvolvimento dos empreendimentos rurais. “Esse acompanhamento personalizado vai auxiliar o produtor na identificação de oportunidades de melhoria e na implementação de soluções inovadoras, que podem aumentar a produtividade e a competitividade do negócio. Além disso, o ALI Rural vai incentivar práticas sustentáveis, visando a melhoria contínua dos processos e a redução de custos”, destaca Paloma.

Inscrições

Podem participar do Programa ALI Rural produtoras e produtores ruais do Estado de São Paulo com ao menos um dos seguintes documentos: CNPJ, sendo MEI Rural, micro ou pequena empresa, Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Caf), Número de Imóvel na Receita Federal (Nirf), Inscrição Estadual, Registro de Pescador ou Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física (Caepf).


Fonte - Comunicação / Sebrae-SP
Fonte de imagem - Comunicação / Sebrae-SP