Primeiro Natal pós-pandemia faz Centro ‘bombar’

17 - 12 - 2021- Franca

Franca Franca

A movimentação de pessoas e veículos tem sido bastante intensa no Centro de Franca desde que as lojas começaram a abrir em horário especial. No último dia 6, o comércio iniciou o atendimento ampliado, que segue até a antevéspera de Natal, e a maioria dos estabelecimentos fecha apenas às 22 horas. Este é o primeiro Natal ‘pós-pandemia’; bem diferente do ano passado, quando os casos da Covi-19 estavam em alta e a abertura e circulação de pessoas nas ruas restritas.

Além da possibilidade de fazer as compras de presentes, o público ainda encontra na praça central outros atrativos como pula-pula, pipoca, algodão doce, churros, batata frita, bolas, vários brinquedos com luzes para comprar e o famoso trenzinho com personagens como Chaves, Fofão e Homem Aranha. O passeio pelas principais avenidas da cidade, aliás, tem sido bastante concorrido. O público forma filas gigantescas na praça à espera do passeio no trenzinho de luzes coloridas, ouvindo músicas animadas e assistindo às estripulias dos personagens pelo trajeto.

Achar uma vaga nos estacionamentos tem sido tarefa difícil, especialmente para os estabelecimentos localizados bem próximos à Praça Nossa Senhora da Conceição.

Nas lojas, os vendedores já sentiram aumento nas vendas e a aposta é que elas aumentem ainda mais a partir deste fim de semana, pela proximidade maior com o Natal e pagamento da segunda parcela do 13º salário que, pela legislação, deve ser feito até dia 20 de dezembro. Para este ano, o IE Acif (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) estima que o pagamento do 13º deve injetar R$ 216 milhões na economia francana.

O IE também realizou pesquisas que apontam que 170 mil pessoas devem ir às compras neste fim de ano e 77% da população economicamente ativa pretendem fazer compras de Natal.

Para atender o maior público, uma loja de brinquedos do Centro já ampliou a equipe e pretende estar com o dobro de funcionários para atendimento nas área de vendas, pacote e caixa na semana que antecede Natal. “Já estamos vendendo muito bem e a partir de hoje (quinta-feira) o movimento na loja deve ser ainda maior. A procura por carrinhos de controle remoto, super heróis e bonecas está bem grande, são os mais vendidos”, afirmou Helen Caroline Esteves, responsável pela loja.

A parte de alimentação é outro ramo com vendas em alta na cidade. Uma casa de sucos e lanches da Rua Major Claudiano estima que as vendas praticamente dobraram e ampliou o horário de atendimento. Normalmente, fechava as portas por volta das 21h30, mas chega a atender até meia-noite. “O pessoal que trabalha no comércio sai às dez horas que vem tomar um suco, um lanche, então estamos atendendo até mais tarde. Melhorou muito o movimento, a praça está bonita e fica bem lotada à noite”, disse Francely Mariano, sócia-proprietária do local.

Horário especial

De segunda a sexta-feira, as lojas ficam abertas das 9h às 22h; neste sábado, abrirá até 18 horas e no domingo, das 10h às 18h. 

Na véspera do Natal, sexta-feira do dia 24, o expediente será das 9h às 18h. No sábado, 25 de dezembro, o comércio estará fechado.


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On