Maior unidade do interior, Sesc Franca será inaugurado no dia 28 de novembro

01 - 11 - 2024- Franca

Franca Franca

Uma das cidades mais importantes da região nordeste do estado de São Paulo pela sua produção cafeeira e de calçados, abrigará a mais nova unidade do Sesc São Paulo.

No dia 28 de novembro, aniversário de 200 anos do município, será inaugurado o Sesc Franca. Localizado no número 3071 da Av. Doutor Ismael Alonso Y Alonso, o edifício de 35 mil metros quadrados de área construída contará com os principais programas do Sesc e terá capacidade de atender até 2,5 mil pessoas por dia.

O Sesc Franca oferecerá à população uma extensa programação e serviços, e espaços como teatro que terá um dos maiores palcos da rede Sesc no estado, espaço expositivo, biblioteca, espaço de brincar, espaço de tecnologias e artes, praça e uma área de convivência.

Em alusão à geografia de Franca, a cidade das três colinas, o público também poderá assistir a espetáculos e intervenções em um ambiente cujas escadas servirão de plateia.

Compromisso com a sociedade francana

Para o lazer e práticas corporais e esportivas, haverá sala de ginástica multifuncional, ginásio poliesportivo, duas quadras de areia, um campo de grama sintética e três piscinas para cursos e uso recreativo de adultos e crianças, incluindo uma piscina semiolímpica coberta.

Os frequentadores poderão desfrutar de momentos de descanso no deck e no solário e contemplar a natureza e a paisagem urbana no terraço, com vista panorâmica da cidade.

A unidade ainda contará com clínica odontológica, composta por três consultórios, cafeterias, estacionamento e vagas para bicicleta. Todo o edifício conta com equipamentos de acessibilidade.

Palavra do diretor regional

“Ao entregar sua nova unidade na cidade de Franca, o Sesc reafirma seu compromisso com a sociedade em promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, tendo a educação como eixo transversal e permanente”, destaca o diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina.

Segundo ele, “a iniciativa apoia-se nas experiências acumuladas pela instituição ao longo de seus 78 anos, voltadas à sua missão de buscar a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus familiares e da comunidade em geral”.

Luiz Deoclecio diz que “são esforços que se efetivam numa ampla programação com apresentações, cursos, encontros, vivências, entre outras propostas voltadas, essencialmente, ao exercício da cidadania”.

Programas para Franca e Região

As unidades do Sesc são conhecidas por oferecer atividades aos públicos de qualquer idade, e o Sesc Franca não será diferente. Cada espaço é pensado para o acolhimento das pessoas de forma segura e confortável.

A unidade de Franca integra, de forma harmoniosa, a diversidade das atividades desenvolvidas pelo Sesc e o resultado é um espaço arquitetônico vibrante.

Os Programas do Sesc são divididos em cinco áreas: Cultura, que contempla as programações de música, teatro, dança, circo e cinema, as exposições artísticas, e ainda as ações voltadas para a promoção e o incentivo da leitura e a formação de leitores, com bibliotecas como espaços de convivência com acervo de obras disponível para consulta e empréstimo.

Na área da Educação não formal, as ações são voltadas para a sustentabilidade, com encontros, vivências, oficinas e cursos, para a acessibilidade, com foco na ação educativa e inclusiva, visando diminuir barreiras e combater o preconceito, e para a valorização social, com ações educativas para a inclusão produtiva de pessoas e grupos, difundindo saberes e habilidades.

Vida saudável

Em Saúde, o Sesc busca estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, como na alimentação; na educação em saúde para a promoção do bem-estar e prevenção de doenças; na atenção à saúde bucal para além das atividades das clínicas odontológicas, com ações educativas, e no cuidado terapêutico.

Na área de Lazer, o trabalho em desenvolvimento físico esportivo visa estimular e ampliar as experiências relacionadas aos esportes e às atividades físicas por meio de programas, campeonatos, torneios e recreações; e em turismo social, voltado à realização de vivências para estimular o contato dos participantes com as diversas realidades social, cultural e ambiental, por meio de viagens, excursões, passeios e idas ao Centro de Férias Sesc Bertioga, no litoral paulista.

A quinta área de atuação é Assistência, com trabalhos de desenvolvimento comunitário, social com grupos,
em segurança alimentar e apoio social.

Relação com a arquitetura

No Sesc Franca o público terá acesso a todos esses programas e a uma parcela do Acervo Sesc de Arte, que estará exposto de forma permanente em diversos espaços como uma ação cultural e educativa em artes visuais.

As obras que compõem o acervo sugerem aos visitantes, relações expressivas com a arquitetura, podendo ainda integrar mostras temporárias em outros contextos expositivos.

Partindo da premissa de que o acesso à água potável é um direito humano fundamental e de todos, essencial à vida, desde 2020 o público que frequenta as unidades do Sesc em todo o estado encontra, gratuitamente, água segura para o consumo nos bebedouros e purificadores na ação Água de Beber. O frequentador do Sesc Franca que quiser levar a sua garrafa, poderá se servir à vontade.

A iniciativa integra um programa educativo da instituição bem mais abrangente, que é o Lixo: Menos é mais, a qual promove experiências e reflexões voltadas à educação para a sustentabilidade.

OS ESPAÇOS DA NOVA UNIDADE

Área de Convivência: dedicada ao acolhimento dos públicos, propicia momentos de descanso e atividades praticadas livremente.

Central de Atendimento: informações sobre a programação, como participar das atividades e ter acesso aos serviços do Sesc, tirar dúvidas e como emitir a Credencial Plena. O atendimento será mediante agendamento prévio, realizado no aplicativo Credencial Sesc SP.

Loja Sesc: ponto de venda das publicações, CDs, DVDs e linhas de produtos exclusivas que se referem às ações do Sesc, à arquitetura de seus espaços e ao Acervo Sesc de Arte.

Praça: ampla área livre, de convivência externa, com bancos e ambientes sombreados.

Espaço Expositivo: para receber exposições de diversas linguagens artísticas, com ênfase nas artes visuais. Por ser modular, pode ser integrado à Área de Convivência durante eventos especiais.

Biblioteca: cerca de cinco mil títulos de literatura, artes e ciências humanas disponíveis para empréstimo e consulta local, além de jornais e revistas. No espaço acontecem encontros com escritores, mediações de leitura e contações de história, incluindo atividades infanto-juvenis, mesas de estudo e área de estar.

Espaço de Brincar: neste ambiente lúdico de acolhimento a bebês e crianças de até seis anos de idade com seus adultos de referência, o público é convidado a vivenciar novas experiências, descobertas e desafios com uma programação diversa.

Espaço de Tecnologias e Artes: misto de ateliê, laboratório e lugar de aprendizado, o espaço oferece programação de cursos e oficinas em tecnologias e artes visuais.

Salas de Múltiplo Uso: cursos, oficinas, vivências e aulas abertas das mais diversas técnicas manuais e artesanais são oferecidos nesses espaços, voltados ao desenvolvimento sociocultural.

Teatro: com 370 lugares, o espaço é destinado a apresentações musicais e cênicas, exibições de filmes, seminários, palestras, encontros e outras atividades formativas. A programação se pauta pela diversidade e contempla produções locais, nacionais e internacionais. Um espaço versátil com dupla boca de cena, cujo palco foi projetado para ser voltado também para o ginásio poliesportivo e receber os grandes eventos para até duas mil pessoas,

Sala de Ginástica: espaço onde é desenvolvido o Programa de Ginástica Multifuncional, a GMF, que promove habilidades motoras e capacidades físicas de forma integrada e equilibrada.

Ginásio Poliesportivo: com 1.500 metros quadrados, o ginásio é destinado à prática de esportes, adaptados ou não, como futsal, basquete, voleibol, handebol, entre outras, além de recreações esportivas, vivências e aulas abertas.

Quadras Externas: são duas quadras de areia e um campo de grama sintética para práticas físicoesportivas.

Piscinas: o Programa de Atividades Aquáticas inclui cursos de condicionamento físico e práticas em uma piscina semiolímpica coberta, e recreação em outras duas piscinas descobertas, adulto e infantil. Todas aquecidas. Para frequentar é necessário estar em dia com o credenciamento e o exame dermatológico. Anexo às piscinas estão os vestiários.

Solário: situado junto às piscinas externas, o espaço foi projetado para o público ter um momento de descanso, antes ou após o lazer aquático.

Comedoria – Cafeteria: com área interna e jardim, o espaço oferece opções de alimentação adequada e saudável, com ingredientes brasileiros e contemporâneos que valorizam o consumo consciente de refeições, cafés e acompanhamentos.

Acessibilidade: Cardápio em Braile com Fonte Ampliada.

Comedoria – Café do Teatro: com um cardápio de bebidas quentes e frias, salgados, doces e bomboniere, o espaço funciona de acordo com a programação do Teatro e oferece preparações saudáveis, contemporâneas e brasileiras, valorizando a diversidade alimentar da região.

Acessibilidade: Cardápio em Braile com Fonte Ampliada.

Odontologia: o espaço de Saúde Bucal do Sesc Franca contará com três consultórios, sendo um para tratamentos especializados e dois para atendimentos em geral. Todos dotados de equipamentos da mais alta tecnologia. O atendimento é exclusivo aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc, e dependentes.

Estacionamento: com 145 vagas para carros, sendo oito destinadas a veículos de baixa emissão, três para veículos elétricos com pontos de recarga e espaços reservados para pessoas com deficiência, gestantes e idosas. Todas no subsolo.

Paraciclo: 82 vagas para bicicleta, todas no subsolo. O uso é gratuito e é necessário trazer um cadeado próprio.

Vão Livre: O público que for ao Sesc Franca vai encontrar um espaço, que faz referência à geografia da região. Duas escadas opostas simbolizam as colinas com um ponto de encontro que faz alusão ao vale que as separam.

O espaço, de circulação de pessoas, servirá também para a realização de espetáculos e intervenções artísticas, com as escadas servindo de arquibancada.


Fonte -
Fonte de imagem -