Franca dará um importante passo em direção à inclusão e ao cuidado com a saúde mental. Foi publicado no Diário Oficial do Município o edital para implantação do Centro de Referência do Autismo, que prestará até 1.400 atendimentos mensais a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O novo espaço será viabilizado por meio de Chamamento Público, que visa credenciar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para a execução dos serviços.
As instituições interessadas devem apresentar documentação e plano de trabalho até as 16h do dia 29 de julho.
O objetivo do Centro é oferecer atendimento especializado e multidisciplinar, promovendo a comunicação, autonomia, inclusão e qualidade de vida das pessoas com TEA, em consonância com os princípios do SUS – Sistema Único de Saúde.
O edital prevê que o serviço contemplará:
Terapia ocupacional
Psicologia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Psicopedagogia
Atendimentos terapêuticos individuais e em grupo
Integração sensorial
Reabilitação
Orientação para familiares
Além disso, haverá uma parceria com a Secretaria de Educação para promover reuniões, orientações e apoio às escolas no acompanhamento do desenvolvimento dos pacientes.
A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, reforçou a importância da iniciativa: “É essencial garantir um acompanhamento mais efetivo e contínuo para as pessoas diagnosticadas com autismo.”
Os pacientes serão encaminhados pela própria Secretaria de Saúde, seguindo protocolo específico. O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, com 8 horas diárias de funcionamento.
A publicação da classificação final das entidades participantes está prevista para o dia 21 de agosto, também no Diário Oficial do Município.