Tem início nesta quarta-feira, 2 de julho, a 14ª Conferência Municipal da Assistência Social, no auditório do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).
O evento começa às 7h30 e segue até quinta-feira, reunindo usuários, trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e representantes de entidades da área.
Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria de Ação Social, a conferência é realizada a cada dois anos e tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de assistência social, garantindo o direito à participação da população na construção das diretrizes do setor.
Neste ano, o evento também marca os 20 anos do SUAS, com o tema central: “Construção, Proteção Social e Resistência”.
Palestras e apresentações culturais
A programação da conferência inclui:
– Palestra magna com a professora Aldaíza Sposati, referência nacional na área
– Apresentações culturais com a participação de usuários dos serviços do SUAS
– Trabalhos em grupo para formulação de propostas
– Eleição de delegados que representarão Franca na etapa estadual
A presidente do CMAS, Márcia Tomie Nakao, destacou o caráter democrático do evento: “É um momento de escuta e diálogo, onde a população, os profissionais e as entidades contribuem diretamente na construção de políticas públicas que fortalecem os serviços oferecidos”.
Propostas e encaminhamentos
O vice-presidente do CMAS e chefe do Setor de Conselhos da Secretaria de Ação Social, Éder Ribeiro, explicou que a conferência terá como resultado a elaboração de 10 propostas prioritárias para o município, além de cinco para o Estado e cinco para a União. Também serão lidas e referendadas moções.
“As ideias e propostas que surgirem aqui terão impacto nas ações de Franca, mas também nos âmbitos estadual e federal”, afirmou.
A programação será retomada na quinta-feira, 3, a partir das 8 horas, no mesmo local.